SENADO FEDERAL – Parlamentares debatem a fome e desigualdade na 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, destacando mudanças climáticas e conflitos internacionais.



A 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, conhecida como P20, teve início nesta quinta-feira (7) com temas cruciais sendo abordados pelos representantes de 14 países e 2 organismos internacionais. No Congresso Nacional, os líderes discutiram sobre mudanças climáticas, conflitos internacionais e os impactos da pandemia, destacando o papel dos parlamentos na luta contra a fome, pobreza e desigualdade.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, abriu a sessão destacando a grave situação da fome no mundo, citando dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) que apontam para um aumento no número de pessoas em insegurança alimentar. Pacheco ressaltou a importância dos parlamentos na busca por soluções e na promoção da justiça social e econômica.

A presidente do Parlamento da Indonésia, Puan Maharani, também trouxe à tona a questão das mudanças climáticas, conflitos e a pandemia, ressaltando a crise global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Outros representantes de organismos internacionais pediram ação imediata no combate à pobreza e à fome, destacando a responsabilidade dos países do G20, que produzem a maior parte dos alimentos no planeta.

A questão Israel x Palestina também foi discutida, com posicionamentos diversos dos líderes presentes. Enquanto alguns apoiaram o direito de defesa de Israel, outros pediram o fim da ocupação ilegal e o reconhecimento da Palestina como país para alcançar a paz na região.

A segurança alimentar foi outro tema abordado, com apelos por soluções rápidas para aumentar as áreas agrícolas e garantir o acesso à comida. A importância de investimentos em agricultura, saúde e a melhoria da situação das mulheres também foi destacada como fundamentais na erradicação da pobreza.

No geral, a primeira sessão da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 trouxe à tona questões urgentes e desafiadoras, apelando à ação conjunta dos líderes presentes para enfrentar os desafios globais e promover um mundo mais justo e igualitário.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo