SENADO FEDERAL – Onze capitais estaduais elegem prefeitos em primeiro turno; 15 terão segundo turno em outubro. Metade dos 20 prefeitos que tentaram reeleição obteve sucesso.

Neste domingo (6), as eleições municipais tiveram desfechos em onze capitais estaduais, nas quais os prefeitos foram eleitos em primeiro turno. Por outro lado, em 15 capitais o cenário será diferente, com a realização de segundo turno no dia 27 de outubro. Entre os 20 prefeitos de capitais que buscavam a reeleição neste pleito, metade conseguiu se reeleger, enquanto outros seis terão que disputar o segundo turno.

Até o momento, 50 municípios em todo o país ainda não têm um vencedor definido e terão que esperar pelo segundo turno. Esse número pode aumentar com o término da apuração nos maiores municípios. Uma curiosidade deste pleito é que houve a eleição de uma prefeita em Campo Grande, tornando-se a única capital que terá uma gestora à frente do poder municipal a partir de 2025.

Além disso, mulheres tiveram destaque nessas eleições, com sete candidatas chegando ao segundo turno em suas respectivas cidades. Vale ressaltar que o recorde de mulheres eleitas prefeitas de capitais foi registrado em 2000, com cinco vitórias. Outro aspecto interessante é que quatro prefeitos concorrentes à reeleição foram derrotados no primeiro turno, dentre eles José Sarto em Fortaleza, e José Pessoa em Teresina.

Na disputa, quatro senadores almejaram o cargo de prefeito em suas capitais, porém apenas um saiu vitorioso: Rodrigo Cunha, que será o vice-prefeito de Maceió. Além disso, dois ex-senadores concorrerão ao segundo turno em João Pessoa e Palmas. Com esses resultados, as eleições municipais de 2024 apresentam um cenário diversificado e repleto de novidades para a política brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo