SENADO FEDERAL – “Onda de calor atinge cidades brasileiras e senador alerta para perigo ambiental e falta de preparo do país”

No seu pronunciamento no Plenário nesta terça-feira, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) alertou para a grave situação das ondas de calor que têm afetado o Brasil. Segundo o parlamentar, diversas cidades do país têm registrado recordes de temperatura este ano, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu um alerta vermelho para o início da primavera. Além disso, o senador ressaltou que o último inverno foi o mais quente já registrado no Brasil.

Durante a Cúpula da Ambição Climática na semana passada, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fez uma declaração dramática ao afirmar que a crise climática causada pela atividade humana “abriu as portas do inferno”. Guterres estava se referindo aos efeitos do aquecimento global, como as ondas de calor, inundações, secas, tufões, ciclones e queimadas, que têm ocorrido simultaneamente em várias partes do mundo. O aquecimento do ar e da superfície dos oceanos está causando estragos e o planeta está pagando o preço pelos danos causados pelo homem, devido ao uso intensivo de combustíveis fósseis e à destruição das florestas.

Kajuru ressaltou a importância de se discutir as consequências do fenômeno El Niño, que tem causado mudanças significativas na distribuição de umidade e calor pelo planeta. Segundo o senador, o Brasil não está preparado para lidar com essas mudanças e é fundamental que os governos federal, estaduais e municipais se unam à sociedade civil para encontrar soluções para enfrentar as ondas de calor num planeta que está ambientalmente desequilibrado.

O senador também levantou a questão sobre a possibilidade de retornar o horário de verão, a fim de minimizar os impactos causados pelas altas temperaturas. Ele destacou a importância de integrar os departamentos de meteorologia e Defesa Civil para fornecer informações e alertas precisos à população. Além disso, Kajuru enfatizou a necessidade de preparar o setor de saúde para lidar com o aumento da demanda, principalmente dos grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pacientes crônicos.

Diante do cenário atual, é crucial que a sociedade como um todo se mobilize para encontrar soluções e enfrentar os desafios impostos pelo aquecimento global. É preciso adotar medidas efetivas para reduzir as emissões de gases poluentes e promover a preservação do meio ambiente. Somente assim poderemos enfrentar as ondas de calor e outros eventos extremos causados pelas mudanças climáticas.

Sair da versão mobile