SENADO FEDERAL – Novo Plano Nacional de Educação traz avanços e desafios para a educação brasileira, apontam especialistas e senadores em audiência pública.

O projeto do novo Plano Nacional de Educação (PNE) tem sido objeto de debates intensos no Congresso Nacional, conforme destacado por especialistas e senadores durante uma audiência pública realizada pela Comissão de Educação (CE) nesta terça-feira (25). O objetivo principal do novo PNE é promover avanços na área educacional, principalmente através do aprimoramento do monitoramento das metas estabelecidas e da criação de um sistema de governança que promova a integração entre os diversos entes federativos.

O novo PNE, que está em tramitação na Câmara dos Deputados e posteriormente será analisado pelo Senado, propõe 18 objetivos, 58 metas e 253 estratégias para a educação brasileira nos próximos dez anos. O texto final incorpora contribuições de diversos setores, incluindo o Ministério da Educação, representantes do Congresso Nacional e conselhos de Educação. Além disso, contempla sugestões obtidas durante a Conferência Nacional de Educação realizada em janeiro de 2024.

Um dos pontos ressaltados pelos participantes da audiência foi a importância da integração entre as dimensões de financiamento e infraestrutura, com metas específicas de ampliação do investimento público por aluno na educação básica. Outro destaque foi a meta de equidade, que busca garantir uma distribuição mais igualitária de recursos e qualidade educacional em todo o país.

O monitoramento do novo PNE ficará a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que terá a responsabilidade de divulgar o índice de alcance das metas a cada dois anos, por meio de indicadores. O Inep também estabelecerá critérios de qualidade para a alfabetização de crianças ao final do segundo ano do ensino fundamental, visando garantir padrões nacionais de aprendizagem.

No entanto, apesar dos avanços propostos pelo novo PNE, alguns desafios ainda persistem, como a necessidade de ajustes para garantir a efetividade das políticas educacionais em todos os níveis federativos. A formação técnica para a elaboração dos planos decenais, por exemplo, precisa ser discutida com mais profundidade, levando em consideração as especificidades de cada região do país.

Em suma, o novo Plano Nacional de Educação representa uma oportunidade para aprimorar a educação no Brasil, garantindo equidade, qualidade e efetividade nas políticas públicas do setor. O engajamento e a participação de todos os entes federativos e da sociedade civil serão fundamentais para o sucesso da implementação do novo PNE e para o avanço da educação no país.

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