SENADO FEDERAL – Novo livro da coleção Arquivo S revela histórias surpreendentes do Senado brasileiro em entrevista ao vivo nesta sexta-feira.

Nesta sexta-feira, dia 25, às 10h, será lançado o nono livro da coleção “Arquivo S – O Senado na história do Brasil”. O evento contará com uma entrevista ao vivo com a diretora-geral do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães Pinto, e o jornalista da Agência Senado responsável pela redação dos textos do livro, Ricardo Westin. A live poderá ser acompanhada através do perfil da TV Senado no YouTube.

A obra compila reportagens da coluna “Arquivo S”, publicada mensalmente no Portal Senado Notícias, que narra episódios da história do Brasil a partir dos documentos antigos do Arquivo do Senado. Um dos textos aborda a proibição do futebol feminino no Brasil por mais de 40 anos e a posterior solicitação de liberação feita por uma comissão parlamentar de inquérito (CPI). Outra matéria revela a trajetória pouco conhecida de Laélia de Alcântara, primeira senadora negra do país.

Durante a live, a importância dos arquivos públicos e a necessidade da sociedade conhecer a história nacional serão temas abordados pela diretora do Arquivo Nacional e pelo jornalista da Agência Senado. A coluna “Arquivo S”, que surgiu em 2014, tem sido uma ferramenta valiosa para professores em salas de aula, sendo inclusive utilizada em questões de vestibulares como Uerj, Enem e Concurso Nacional Unificado (CNU).

Recentemente, o jornal Folha de S.Paulo reproduziu uma reportagem do “Arquivo S” que retratou a criação do Dia da Criança em 1924, através de uma norma aprovada pelo Senado e pela Câmara e assinada pelo presidente Artur Bernardes. Os livros da coleção “Arquivo S – O Senado na história do Brasil” estão disponíveis gratuitamente no site da Biblioteca do Senado, na versão online, ou podem ser adquiridos a preço de custo no site da Livraria do Senado, na versão física.

Em comemoração aos dez anos da coluna “Arquivo S”, a Agência Senado lançou um quiz online com perguntas sobre a história do Brasil. A live desta sexta-feira, conduzida pelo jornalista, escritor e apresentador Maurício Melo Júnior, será posteriormente incluída na programação da TV Senado como um episódio do programa “Leituras”, dedicado à literatura brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo