A audiência, solicitada pela presidente da comissão, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), tem como foco principal o papel essencial do Ministério do Planejamento na efetivação de políticas integradas. Segundo a senadora, a alocação adequada de recursos orçamentários é fundamental para a implementação dessas políticas. Ela destaca que a interação entre o planejamento e a execução orçamentária é vital para garantir que as iniciativas atendam às especificidades de cada região brasileira, refletindo assim as suas realidades e necessidades.
Além de discutir o financiamento das políticas, a pauta da audiência incluirá a cooperação entre a União e os governos estaduais e municipais. O intercâmbio de informações e a sincronização de esforços são vistos como essenciais para o sucesso das ações voltadas ao turismo e ao desenvolvimento regional. Outro ponto que deverá ser tratado é o monitoramento das políticas públicas, a fim de assegurar que os resultados esperados sejam alcançados e que a população possa sentir os benefícios dessas iniciativas.
O evento será interativo, permitindo que os cidadãos participem enviando perguntas e comentários por meio do telefone da Ouvidoria do Senado e do Portal e-Cidadania. Além de fomentar a participação popular, o Senado disponibiliza uma declaração de participação que pode ser utilizada como comprovação de atividade complementar em cursos universitários. Essa estratégia é uma forma de engajar a sociedade civil e coletar opiniões sobre projetos em tramitação, além de novas sugestões de leis.
A expectativa é que a audiência forneça insights valiosos que direcionem as políticas de desenvolvimento regional e turismo, promovendo um debate significativo e que gere impacto nas ações futuras do governo federal.