O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Flávio Arns (PSB-PR), destacou a importância do debate sobre o assunto no Congresso. Segundo ele, é fundamental discutir formas de promover a concentração e a disciplina dos alunos, garantindo um ambiente propício para o aprendizado.
Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes de 2022 revelam que 45% dos estudantes brasileiros entrevistados admitiram se distrair frequentemente ao utilizar dispositivos eletrônicos durante as aulas de Matemática. Esse índice é 15 pontos percentuais acima da média observada nas nações que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A questão do uso de celulares em sala de aula levanta debates acalorados entre especialistas, professores, pais e alunos. Enquanto alguns defendem a proibição como forma de garantir a concentração e a interação entre os estudantes, outros argumentam que os dispositivos podem ser utilizados de forma proveitosa, como ferramentas de pesquisa e aprendizagem.
Diante desse cenário, é fundamental que o tema seja discutido de maneira ampla e democrática, levando em consideração os diferentes pontos de vista e buscando soluções que beneficiem o processo educacional como um todo. A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento do país, e medidas que visem melhorar a qualidade do ensino devem ser constantemente avaliadas e aprimoradas.