SENADO FEDERAL – Mês de janeiro de 2025 registra temperaturas mais elevadas da história, alertando especialistas e políticos para a urgência do combate às mudanças climáticas.

No mês de janeiro de 2025, o mundo foi impactado por altas temperaturas que surpreenderam até mesmo os especialistas. Segundo registros, este foi o mês mais quente já registrado na história, com um aumento médio de 1,75°C em relação ao final do século 19. Essa mudança significativa nas temperaturas é preocupante e traz consigo diversas consequências, especialmente no que diz respeito aos fenômenos extremos do clima.

Para o renomado climatologista Carlos Nobre, as temperaturas mais elevadas são responsáveis por intensificar a ocorrência de eventos climáticos extremos, como tempestades, furacões e ondas de calor. Nobre ressalta a importância de se debater e agir de forma efetiva para conter as mudanças climáticas e seus impactos no planeta.

A ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente, senadora Leila Barros, do PDT-DF, também manifestou sua preocupação com a situação. Barros defende que o Congresso assuma um papel mais ativo no que se refere às questões ambientais, principalmente no que tange ao aquecimento global. Para a senadora, é fundamental que o tema seja amplamente discutido e que medidas concretas sejam tomadas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Leila Barros propõe que o debate sobre o aquecimento global seja pauta constante na Comissão de Meio Ambiente (CMA) e na Comissão Mista de Mudança Climática (CMMC). A senadora acredita que é necessário sensibilizar a população e os governantes sobre a importância de se adotar práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente.

Diante desse cenário alarmante, é urgente que a sociedade como um todo se una em prol da preservação do planeta e da garantia de um futuro sustentável para as próximas gerações. Ações imediatas e eficazes são necessárias para combater as mudanças climáticas e minimizar seus impactos devastadores. A hora de agir é agora.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo