Ao assumir a presidência da CEsp, Leila anunciou que as matérias da pauta que ainda não foram distribuídas para relatores terão encaminhamento na próxima semana. Além disso, ela antecipou que o senador Chico Rodrigues, do PSB-RR, deverá ser confirmado como vice-presidente da comissão.
A eleição de Leila para a presidência foi bem recebida pelos demais parlamentares, que destacaram a importância do esporte na vida da população. O senador Efraim Filho, por exemplo, ressaltou que a CEsp tem a capacidade de trabalhar temas que “dialogam com a vida real” e que é fundamental pensar em uma educação ampliada, com oferta de esportes, música e arte.
Outros senadores, como Augusta Brito e Weverton, elogiaram a forma séria como Leila trata do esporte e a importância da prática esportiva na formação de cidadãos. Weverton afirmou que é mais fácil educar uma criança do que transformar um homem, destacando o papel do esporte nesse processo.
Leila Gomes de Barros Rêgo, nascida em Taguatinga e ex-jogadora profissional de vôlei, possui uma extensa trajetória na área esportiva e política. Além de ter sido secretária de Esportes e Lazer do DF, ela também foi a primeira mulher eleita para representar o Distrito Federal no Senado, onde já ocupou outras funções importantes.
A CEsp, estabelecida em 2023, tem como atribuições a análise de projetos relacionados ao esporte e paraesporte, organização dos sistemas esportivo e paraesportivo nacional, política nacional de educação física e esportiva, entre outros temas. Com reuniões previstas para as quartas-feiras, a comissão tem o objetivo de fortalecer o setor esportivo e ampliar o acesso da sociedade à prática esportiva.