SENADO FEDERAL – Lei inscreve Darcy Ribeiro no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria pela sua contribuição para a educação e proteção dos povos indígenas.

Na última sexta-feira, dia 12 de novembro de 2024, foi sancionada a Lei 15.020, que inscreveu o nome de Darcy Ribeiro no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. Darcy Ribeiro, um dos mais renomados antropólogos, sociólogos, políticos, escritores e educadores do Brasil, recebeu essa honraria em reconhecimento ao seu trabalho pioneiro na proteção dos povos indígenas e por sua contribuição para o desenvolvimento da educação no país.

Um dos maiores feitos de Darcy Ribeiro foi a fundação da Universidade de Brasília (UnB), uma instituição de ensino superior que se tornou referência em inovação e qualidade acadêmica. Além disso, no Senado, Darcy foi um dos principais responsáveis pela atualização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que completará 30 anos em 2026. Sua visão progressista e seu comprometimento com a educação foram fundamentais para garantir o acesso a uma educação de qualidade para todos os brasileiros.

Em entrevista exclusiva para este jornal, o professor Alexandre Pilati, da UnB, ressaltou a importância de Darcy Ribeiro para a universidade e para o país como um todo. Segundo ele, Darcy foi um visionário que acreditava na transformação social por meio da educação. Já a ex-reitora Márcia Abrahão destacou a atuação de Darcy em prol dos povos indígenas e sua incansável luta pela igualdade e justiça social.

Portanto, a inclusão do nome de Darcy Ribeiro no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria é mais do que justa, é um reconhecimento merecido a um dos maiores pensadores e educadores que o Brasil já teve. Seu legado continuará inspirando gerações futuras a lutarem por um país mais justo, igualitário e educado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo