O intuito dessa iniciativa é aumentar o acesso à Justiça Federal em áreas do interior e em regiões estratégicas, como as que fazem divisa com outros países. Contudo, a implementação dessas varas estará condicionada à disponibilidade orçamentária do Judiciário e à obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal, garantindo, dessa forma, a sustentabilidade financeira das operações.
A votação do projeto está sujeita à aprovação de um requerimento de urgência, e até o momento não foi designado um relator específico para a matéria dentro do Plenário. Essa etapa é crucial, uma vez que se espera que a proposta avance rapidamente.
Adicionalmente, outro projeto que visa regulamentar os percentuais mínimos de cacau presentes em chocolates e seus derivados também figurará na ordem do dia. O substitutivo da Câmara dos Deputados ao PL 1.769/2019 institui diretrizes a serem seguidas na produção desses itens e estabelece normas claras para a rotulagem dos produtos. De acordo com o texto, as informações sobre a porcentagem de sólidos de cacau devem estar destacadas nos rótulos, embalagens e campanhas publicitárias. A responsabilidade pelo relatório desse projeto será do senador Angelo Coronel, do Republicanos.
Por fim, a discussão sobre diretrizes para as atividades de inteligência no Brasil será reintroduzida ao Plenário. O Projeto de Lei 6.423/2025, proveniente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, pretende definir conceitos, funções e procedimentos para coleta e análise de informações no âmbito da inteligência nacional. A proposta será tratada em sua segunda sessão de discussão em primeiro turno e, se aprovada, seguirá para um segundo turno antes de ser encaminhada à Câmara dos Deputados para continuidade do processo legislativo.






