SENADO FEDERAL – Japão e Brasil: Parceria Bilateral se Fortalece em Mineração, Agricultura e Sustentabilidade durante Encontro de Senadores e Embaixador Japonês.

Na última quarta-feira, 11, o embaixador japonês no Brasil, Yasushi Noguchi, reafirmou o interesse de seu país em ampliar a cooperação com o Brasil, focando em setores estratégicos como mineração, terras-raras e agricultura. Durante uma reunião com senadores, Noguchi destacou a importância de fortalecer as parcerias bilaterais, principalmente nas áreas de meio ambiente, tecnologia e agricultura, em resposta às demandas contemporâneas relacionadas às mudanças climáticas e à sustentabilidade.

A discussão ocorreu no contexto de uma visita oficial do Grupo Parlamentar Brasil-Japão ao Japão em fevereiro, em que os senadores participaram do Programa Iniciativa de Parceria Verde. Noguchi enfatizou que o compartilhamento de experiências entre as duas nações contribui para o desenvolvimento de políticas públicas que beneficiam ambos os países. Ele mencionou iniciativas em descarbonização e a colaboração em desastres naturais, afirmando que, por meio desses projetos, Japão e Brasil estreitam seus laços.

Além disso, o embaixador mencionou que ambos os países concordaram em intensificar a cooperação ambiental durante a Cúpula Japão-Brasil em maio de 2023, realizada em Hiroshima, destacando a Iniciativa de Parceria Verde como um passo significativo nessa direção. Essa parceria visa fomentar o desenvolvimento sustentável e resguardar o meio ambiente diante das mudanças climáticas.

O presidente do grupo de senadores, Esperidião Amin, revelou que já são 19 os integrantes do colegiado e que a viagem incluiu visitas a importantes cidades japonesas, como Tóquio, Yokohama e Hiroshima. Amin também anunciou planos para uma sessão solene no Congresso Nacional em 2025, em comemoração aos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

No encontro, a vice-presidente do grupo, Damares Alves, sugeriu a criação de mais vínculos na área tecnológica, voltados especialmente para pequenos produtores rurais. Ela ressaltou que o Brasil pode impulsionar seu desenvolvimento agrícola ao aprender com práticas japonesas que garantem direitos humanos e promovem a inclusão social.

Os senadores também tiveram a oportunidade de conhecer startups que unem as expertise de empresas brasileiras e japonesas em áreas como saneamento básico e compostagem, mostrando que a troca de conhecimento entre as duas culturas pode resultar em inovações significativas.

O grupo parlamentar, criado com o objetivo de estreitar as relações entre os Poderes Legislativos dos dois países, destaca o Japão como um dos principais aliados do Brasil na Ásia. As conversações refletem um esforço contínuo para fortalecer a parceria estratégica que data de 1895, cobrindo diversas áreas, incluindo ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável. O fortalecimento dessas relações é visto como crucial não apenas para a economia, mas também para as questões ambientais e sociais que afetam ambos os países.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo