Na última terça-feira (15), o senador Fernando Dueire (MDB-PE) fez um pronunciamento destacando a importância e as vantagens do hidrogênio verde para a economia mundial e para o desenvolvimento do Brasil. Segundo o parlamentar, é urgente a necessidade de uma transição energética no país, substituindo os combustíveis fósseis por energia limpa, a fim de evitar um colapso climático.
Dueire ressaltou que o hidrogênio é reconhecido como o combustível do futuro, capaz de suprir de forma confiável a crescente demanda por energia limpa, estimada entre 25% e 30% até 2040. Além disso, o uso do hidrogênio também permite a descarbonização da economia, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. Vale destacar que o hidrogênio verde, como combustível, não produz CO2 e seu processo de produção não contribui para o efeito estufa.
O senador afirmou que países que não aderirem à transição energética serão excluídos do mercado global em diversos aspectos. Ele ressaltou que o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, porém ainda não utiliza todo o seu potencial hídrico, eólico, solar e de biomassa. Segundo Dueire, o país tem vantagens iniciais que atraem a atenção de investidores.
Para maximizar as potencialidades e vantagens comparativas que o Brasil possui nesse setor, o senador ressaltou a importância de definir de forma rápida e eficiente um marco regulatório para a economia do hidrogênio. Nesse sentido, a Comissão Especial de Hidrogênio Verde do Senado desempenha um papel fundamental.
Dueire enfatizou o objetivo de o Brasil sair na frente nessa nova economia sustentável que se impõe ao mundo e ocupar um lugar de destaque. Segundo ele, é preciso assumir essa posição com a máxima agilidade e eficiência.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)