Durante a reunião, foi ressaltado que o BRT Eixo Sul e BRT Eixo Norte, projetos incluídos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), receberão um investimento estimado em R$ 28,3 bilhões até 2026. Os prefeitos de Luziânia e Valparaíso de Goiás enfatizaram os benefícios que a obra trará para a população local, destacando a melhoria do transporte público e a valorização da mão de obra da região.
No entanto, a secretária nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse, alertou para o atraso nos estudos do projeto. Ela ressaltou a necessidade de definir questões como a criação de marginais para comportar o BRT e a gestão integrada do sistema. A governança do funcionamento do BRT também foi destacada como um ponto crucial a ser definido.
O representante da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal informou que estão sendo destinados R$ 1,5 bilhão para o BRT Norte e R$ 750 milhões para o BRT Sul. Ainda em fase avançada de estudo, o projeto conta com o apoio dos gestores goianos para avançar.
O senador Esperidião Amin elogiou a iniciativa do debate e ressaltou a importância de investir em um transporte adequado e mais barato. Ele destacou a competência e prudência do Ministério dos Transportes em relação ao BRT.
Em resumo, o debate na Comissão de Infraestrutura evidenciou a importância do BRT para a região de Luziânia, Brasília e Goiânia, destacando a necessidade de avançar nos estudos e na governança do projeto para garantir sua efetiva implantação e operação.