SENADO FEDERAL – Implantação do BRT entre Luziânia, Brasília e contorno de Goiânia é defendida como obra fundamental para região em debate da Comissão de Infraestrutura.



A implantação do BRT ligando Luziânia (GO), Brasília e o contorno de Goiânia foi tema de debate na Comissão de Infraestrutura (CI) nesta quinta-feira (4). O encontro foi solicitado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que destacou a importância dessa obra para a região.

Durante a reunião, foi ressaltado que o BRT Eixo Sul e BRT Eixo Norte, projetos incluídos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), receberão um investimento estimado em R$ 28,3 bilhões até 2026. Os prefeitos de Luziânia e Valparaíso de Goiás enfatizaram os benefícios que a obra trará para a população local, destacando a melhoria do transporte público e a valorização da mão de obra da região.

No entanto, a secretária nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse, alertou para o atraso nos estudos do projeto. Ela ressaltou a necessidade de definir questões como a criação de marginais para comportar o BRT e a gestão integrada do sistema. A governança do funcionamento do BRT também foi destacada como um ponto crucial a ser definido.

O representante da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal informou que estão sendo destinados R$ 1,5 bilhão para o BRT Norte e R$ 750 milhões para o BRT Sul. Ainda em fase avançada de estudo, o projeto conta com o apoio dos gestores goianos para avançar.

O senador Esperidião Amin elogiou a iniciativa do debate e ressaltou a importância de investir em um transporte adequado e mais barato. Ele destacou a competência e prudência do Ministério dos Transportes em relação ao BRT.

Em resumo, o debate na Comissão de Infraestrutura evidenciou a importância do BRT para a região de Luziânia, Brasília e Goiânia, destacando a necessidade de avançar nos estudos e na governança do projeto para garantir sua efetiva implantação e operação.

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