Natural de Cedro de São João, um pequeno município com seis mil habitantes no interior de Sergipe, Maria do Carmo fez história ao se tornar a primeira senadora eleita pelo estado. Além disso, ela foi a mulher com mais mandatos no Senado, tendo sido eleita em três eleições consecutivas, nos anos de 1998, 2006 e 2014, totalizando 24 anos de atuação ininterrupta na Casa.
Seu legado político é marcado pela defesa dos direitos das mulheres, dos mais vulneráveis e por sua atuação em prol do desenvolvimento de Sergipe. Maria do Carmo sempre foi reconhecida por sua postura firme e dedicada, conquistando respeito e admiração até mesmo entre seus opositores.
Seu falecimento deixa uma lacuna na política sergipana e brasileira, sendo lamentado por colegas, amigos e admiradores. Maria do Carmo Alves deixa um grande legado, que será lembrado e honrado por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la e de trabalhar ao seu lado.
O Brasil se despede de uma grande mulher, uma política exemplar e uma defensora incansável dos direitos humanos. Que sua memória e sua trajetória sirvam de inspiração para as futuras gerações de líderes políticos.