SENADO FEDERAL – Estudantes do Ensino Médio Tomam Posse como Jovens Senadores em Programa do Senado Federal

Na última segunda-feira, 5 de dezembro, o Senado Federal deu posse aos 27 jovens senadores eleitos para a edição de 2024 do Programa Jovem Senador. O programa é uma iniciativa que visa envolver estudantes de ensino médio de todo o Brasil na dinâmica legislativa, proporcionando a oportunidade de vivenciar o funcionamento do Senado. Cada um dos novos senadores venceu um concurso de redação sobre o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, representando seus respectivos estados e o Distrito Federal.

A cerimônia de posse foi conduzida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e contou com a presença dos senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Damares Alves (Republicanos-DF). Os novos parlamentares juvenis escolheram Davi Baia Camilo, de Minas Gerais, como presidente, e Emanuelle Lana Faria de Miranda, do Distrito Federal, como vice-presidente. Davi Camilo recebeu 13 votos e Emanuelle, cinco. Para os cargos de primeiro e segundo-secretários foram eleitos Miguel Morgiroth Partzlaff, do Mato Grosso do Sul, com quatro votos, e Ana Cecília Moreira Santiago, da Bahia, com três votos, respectivamente.

Davi Baia Camilo, orientado pela professora Ana Carolina de Oliveira Morgado da Escola Estadual Hermenegildo Vilaça, em Juiz de Fora, emocionou os presentes ao dedicar sua vitória à memória de sua avó, Maria Geralda Camilo, falecida durante o processo de elaboração de sua redação. Em seu discurso, ele destacou a importância da família e falou sobre sua trajetória de vida e as dificuldades superadas. “Falamos tanto de democracia e hoje a vemos, na prática. Nossas decisões, ações e posicionamento têm impacto sobre tudo na nossa realidade e sobre o futuro que desejamos”, declarou Davi.

Durante a Semana de Vivência Legislativa, que se estende até sexta-feira, 9 de dezembro, os jovens senadores terão a oportunidade de participar de comissões temáticas, debater ideias legislativas e votar proposições. Propostas aprovadas pelos estudantes serão apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e podem até se tornar leis.

O senador Paulo Paim encorajou os estudantes a firmarem compromisso com os valores democráticos e sociais. “Acreditar na juventude é preservar o sonho permanente por um Brasil gigante”, afirmou ele, ressaltando a defesa contínua dos direitos humanos. Damares Alves destacou a importância do programa para preparar futuras gerações de políticos e incentivou os jovens a participarem ativamente do processo legislativo.

O programa, que é promovido anualmente, busca fomentar a reflexão sobre política, democracia e cidadania entre os jovens estudantes, além de proporcionar um conhecimento prático sobre a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo. A edição de 2024 teve um número recorde de inscrições, com 171 mil estudantes de mais de 4 mil escolas. Cada jovem senador teve todas as despesas custeadas pelo Senado e recebeu um notebook como prêmio, assim como seus professores orientadores.

O encerramento do programa está marcado para as 9h de sexta-feira, 9 de dezembro, no Plenário do Senado, onde serão discutidos e votados os projetos apresentados pelos jovens ao longo da semana. As proposições aprovadas serão publicadas no Diário do Senado Federal.

Sair da versão mobile