SENADO FEDERAL – Estudantes de todo Brasil são selecionados para o Programa Jovem Senador 2025 com recorde de participações e forte participação feminina nas redações.



Nos últimos dias, foram divulgados os nomes dos 27 estudantes do ensino médio que foram selecionados para participar do Programa Jovem Senador 2025. Cada um dos jovens representa uma das 27 unidades da federação, composta pelos 26 estados e o Distrito Federal. A seleção ocorreu por meio de um concurso de redação promovido pelo programa, e agora os escolhidos terão a oportunidade de participar da Semana de Vivência Legislativa, que será realizada em Brasília entre os dias 18 e 22 de agosto.

Nesta edição, o Programa Jovem Senador alcançou um marco histórico com a participação de 4.202 escolas públicas estaduais e aproximadamente 170 mil redações encaminhadas. O tema deste ano foi “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, o que refletiu a urgência e relevância da questão entre os jovens. Em um dado que evidenciou o protagonismo feminino, 21 das 27 redações selecionadas foram escritas por meninas, demonstrando um engajamento significativo das mulheres na discussão de temas importantes e contemporâneos.

Os critérios utilizados para a avaliação das redações incluíram aspectos como estrutura, correção gramatical, domínio da norma culta, desenvolvimento do tema e originalidade. Essa rigorosa seleção garantiu que os estudantes escolhidos realmente se destacassem em suas abordagens.

Durante a Semana de Vivência Legislativa, os estudantes terão a chance de se imbuir da realidade do Senado Federal, podendo apresentar propostas que têm o potencial de serem transformadas em projetos de lei. Além de todo o aprendizado, os participantes contarão com passagens, hospedagem e alimentação custeadas, a fim de garantir uma experiência agradável e proveitosa em Brasília. Cada um dos selecionados, junto com seus professores orientadores, ainda receberá notebooks como prêmio pelo esforço e pela conquista.

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa importantíssima que permite a estudantes do ensino médio de escolas públicas conhecerem de perto o funcionamento do Poder Legislativo. Através de uma simulação que imita a rotina dos parlamentares, os jovens poderão participar de debates, elaborar propostas e, assim, vivenciar o dia a dia das atividades legislativas. O concurso de redação é realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação, conseguindo mobilizar escolas, professores e estudantes em todas as regiões do Brasil. Essa ação reforça a importância da cidadania e do engajamento político entre os jovens, preparando futuras gerações para que se tornem protagonistas nas questões sociais e ambientais do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo