SENADO FEDERAL – Especialistas defendem restrição ao uso do celular nas escolas em debate na Comissão de Educação do Senado.

Especialistas defendem restrição ao uso de celular nas escolas em audiência pública na Comissão de Educação (CE)

Na última segunda-feira (18), a Comissão de Educação (CE) realizou uma audiência pública para discutir a restrição ao uso de celulares nas escolas. Especialistas se reuniram para debater esse tema pela segunda vez, após a primeira audiência ocorrida na semana anterior. O Ministério da Educação (MEC) já anunciou a intenção de elaborar um projeto de lei para proibir o uso desses aparelhos por estudantes de escolas públicas e privadas.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE), responsável por solicitar a audiência, ressaltou a importância do assunto, destacando que a questão vai além de questões políticas e partidárias. Girão afirmou que é urgente tratar dos riscos do uso excessivo de celulares, que já são amplamente conhecidos. Segundo ele, a pandemia tem contribuído para isolar crianças e adolescentes, que passam longos períodos envolvidos em redes sociais e outras atividades nocivas.

Outra participante da audiência, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), reconheceu a importância do debate, pontuando que o tema mobiliza famílias, o Legislativo e o Executivo. Ela destacou a necessidade de envolver os familiares nas discussões e de tomar uma decisão que beneficie alunos, famílias e educadores.

A diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC, Anita Gea Martinez Stefani, enfatizou que o debate sobre a restrição do uso de celulares não se restringe ao Brasil e tem proporções internacionais. Ela alertou para os riscos à saúde física e mental dos jovens, como sedentarismo e depressão, decorrentes do uso excessivo dessas tecnologias. Para ela, é fundamental promover uma educação digital mais abrangente para lidar com essas questões.

O psicólogo Cristiano Nabuco e a pedagoga Débora Camargo também se manifestaram durante a audiência, ressaltando a necessidade de uma ação urgente para restringir o uso de celulares nas escolas. Eles alertaram para os impactos negativos do uso excessivo desses dispositivos e defenderam uma abordagem mais consciente e responsável em relação à tecnologia.

O professor João Malheiro questionou a necessidade de uma lei para restringir o uso de celulares nas escolas, sugerindo que essa questão poderia ser tratada de forma interna, no âmbito das escolas. Ele ressaltou que o mundo virtual tem se tornado um ambiente prejudicial e viciante, afetando a saúde mental dos jovens.

A audiência foi interativa, permitindo a participação popular por meio do portal e-Cidadania. Várias mensagens foram enviadas, com questionamentos e preocupações sobre o uso pedagógico do celular e os possíveis impactos da restrição desses dispositivos nas escolas.

Diante do amplo debate e das diferentes opiniões apresentadas, fica evidente a importância de se encontrar um equilíbrio entre o uso responsável da tecnologia e a proteção da saúde e do desenvolvimento educacional dos estudantes. A discussão sobre a restrição do uso de celulares nas escolas permanece em pauta, aguardando decisões que levem em consideração todos os aspectos envolvidos nessa complexa questão.

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