SENADO FEDERAL – Especialistas defendem educação baseada em virtudes para formação integral dos alunos durante audiência pública na Comissão de Educação.



Na manhã desta quinta-feira (12), a Comissão de Educação (CE) realizou uma audiência pública que reuniu especialistas para discutir a importância da implementação de métodos educacionais que visam promover a formação do caráter e das virtudes dos alunos nas redes de ensino. O debate abordou a aplicação e os benefícios da Pedagogia das Virtudes, das escolas cívico-militares e da Sathya Sai Educare, com destaque para a iniciativa do senador Eduardo Girão (Novo-CE) em promover o evento.

Durante a audiência, o senador Girão ressaltou a relevância desses métodos educacionais, que buscam não apenas transmitir conhecimentos acadêmicos, mas também moldar o caráter e formar cidadãos comprometidos com valores éticos e o bem comum. Ele destacou a necessidade urgente de refletir sobre modelos pedagógicos que priorizem o desenvolvimento integral do ser humano, em meio aos desafios sociais e à falta de valores sólidos presentes na sociedade atual.

Um dos temas em destaque foi o modelo de escolas cívico-militares, defendido pelo representante da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Gilson Passos. Ele ressaltou a importância desse movimento educacional, que transcende a formação técnica e busca promover valores como disciplina e respeito, fundamentais para a construção de uma sociedade mais ética e consciente.

Além disso, o projeto de escolas compartilhadas do Distrito Federal, que atualmente conta com 17 unidades públicas, foi apresentado pelo subsecretário Alexandre Lima Ferro. Ele ressaltou a necessidade de resgatar valores em um contexto onde a violência e a falta de respeito têm invadido as escolas, e destacou o papel das escolas cívico-militares nesse processo.

Outro ponto discutido foi a importância da educação em valores humanos, destacada pela coordenadora nacional de núcleos do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil, Inez Cabral. Ela ressaltou que a proposta educacional baseada em valores humanos universais está presente em mais de 120 países e tem como foco a autotransformação dos alunos, com o apoio das famílias e da comunidade.

A Pedagogia das Virtudes também foi abordada durante a audiência, com o destaque para a importância desse modelo educacional que visa motivar os alunos e promover o desenvolvimento do caráter. O doutor em educação João Malheiro ressaltou que escolas que adotam esse método têm resultados acadêmicos mais expressivos, devido à motivação dos alunos e ao fortalecimento dos valores morais e éticos.

Diante dos desafios atuais na área da educação, a discussão sobre métodos de ensino que valorizem a formação integral dos alunos e promovam valores éticos e virtuosos se mostra cada vez mais relevante. A audiência promovida pela Comissão de Educação foi um importante espaço de reflexão e debate sobre o futuro da educação no país, com especialistas apontando caminhos e soluções para uma formação mais consciente e ética dos cidadãos.

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