SENADO FEDERAL – “Documentário ‘Arte no Caos’ revela obra de Vik Muniz em memória do ataque ao Congresso Nacional em 2023”



A TV Senado está prestes a lançar um documentário emocionante que promete emocionar e inspirar o público. Intitulado “Arte no Caos”, o filme retrata o incrível trabalho do renomado artista plástico Vik Muniz na produção de uma obra significativa em memória do ataque ao Congresso Nacional em 8 de janeiro de 2023.

O documentário terá sua pré-estreia no prestigiado Cine Brasília, às 20h de quinta-feira (6), e posteriormente será exibido na programação da TV Senado. No dia seguinte, sexta-feira (7), o filme irá ao ar às 21h, com uma reprise agendada para a segunda-feira (8), também às 21h.

A obra de Vik Muniz, intitulada “8 de Janeiro de 2023”, é uma representação impressionante do Palácio do Congresso Nacional feita a partir de cacos de vidro, cartuchos de balas e retalhos do carpete azul do Senado. Os materiais foram coletados após o trágico evento e transportados para o ateliê do artista, no Rio de Janeiro, onde a obra foi meticulosamente criada.

Um painel fotográfico da obra foi montado e está atualmente exposto no Salão Azul, próximo à entrada principal do Plenário do Senado, como uma homenagem permanente ao incidente. O documentário “Arte no Caos” acompanha todo o processo desde a coleta dos materiais em Brasília, o transporte para o Rio de Janeiro, até a impressão final do painel em São Paulo. Além disso, o filme registra a instalação e a inauguração do painel no Salão Azul, realizada em fevereiro.

No mesmo contexto, a Agência Senado lançou o livro “Cicatrizes” na quarta-feira (5), um catálogo detalhado sobre a obra “8 de Janeiro de 2023”. Com um prefácio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o livro contém mais de 100 fotos, textos explicativos, uma entrevista com Vik Muniz e a biografia do artista. A publicação, parte da cobertura dos 200 anos do Senado Federal pela Secretaria de Comunicação (Secom), está disponível para aquisição na Livraria do Senado ou para download na Biblioteca Digital.

Durante a abertura da sessão de debates temáticos do Plenário, a senadora Leila Barros (PDT-DF) elogiou as iniciativas dos veículos de comunicação do Senado, destacando a importância da liberdade de imprensa. Ela ressaltou que o lançamento do documentário e do livro são formas de reforçar a mensagem de que, apesar dos desafios, é fundamental lembrar e superar os acontecimentos do passado.

Com o lançamento dessas produções, a TV Senado e a Agência Senado reafirmam seu compromisso em contar histórias relevantes e impactantes, ao mesmo tempo que honram a memória dos eventos que marcaram a sociedade brasileira. É um testemunho da força da arte e da comunicação como instrumentos essenciais na construção de uma sociedade mais consciente e resiliente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo