SENADO FEDERAL – Dia Nacional do Delegado de Polícia é comemorado em sessão especial no Senado com destaque para a valorização da carreira.

Em uma sessão especial realizada no Senado nesta sexta-feira (1º), foi celebrado o Dia Nacional do Delegado de Polícia, data comemorada anualmente em 3 de dezembro. A relevância da carreira e o papel dos delegados na garantia dos direitos dos cidadãos e na promoção da segurança e da justiça foram destacados por senadores e convidados.

O requerimento para a sessão foi feito pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e presidida pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO). Durante a sessão, ele enfatizou a importância das instituições e defendeu o fortalecimento das carreiras policiais, reconhecendo que a percepção da segurança e justiça que alcança a todos depende diretamente da carreira policial.

Outro ponto abordado foi a necessidade de reconhecimento da carreira jurídica da categoria policial e a reestruturação profissional para que a Polícia Federal seja garantida como uma categoria de Estado, e não de governo, enfatizado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Gustavo Paulo Leite de Souza, diretor-executivo da Polícia Federal, agradeceu a realização da sessão e ressaltou que as polícias são o primeiro abrigo de acolhimento para aqueles que sofrem com a insegurança, e o delegado é o garantidor de seus direitos, da efetividade da lei e da segurança da sociedade.

A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal e representante da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Maria do Socorro Santos Nunes Tinoco, saudou a sanção recente da Lei 14.735, de 2023, que instituiu a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, fortalecendo o cargo de delegado de polícia e o próprio Estado.

O delegado geral da Polícia Civil do Distrito Federal, José Werick de Carvalho, destacou que o delegado de polícia transcende os espaços físicos da polícia judiciária, representando um amparo da comunidade e a última esperança do aparelho estatal.

Representantes da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal também defenderam as prerrogativas da categoria e enfatizaram a importância do reconhecimento da carreira jurídica pelos governos, ressaltando que a Polícia Federal defende o cidadão e evita os prejuízos causados pela corrupção.

O requerimento para realização da sessão foi assinado por diversos senadores, evidenciando o amplo apoio à valorização da carreira dos delegados de polícia. A sessão especial foi um marco para a promoção do reconhecimento da importância e relevância da atuação dos delegados na sociedade brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo