SENADO FEDERAL – Desemprego entre jovens brasileiros é mais que o dobro em comparação com outras faixas etárias, revela pesquisa da FGV. Novos projetos de lei buscam soluções.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, foi constatado que a taxa de desemprego entre os jovens brasileiros de 18 a 29 anos é mais que o dobro da observada no grupo de pessoas de 30 a 59 anos. Essa disparidade preocupa especialistas e autoridades políticas, levando alguns senadores a proporem medidas para tentar reverter esse cenário preocupante.

No Senado, o senador Irajá, representante do PSD-TO, é o autor do projeto de lei PL 3.990/2023, que visa criar o Programa Poupança Jovem, com o intuito de oferecer incentivos financeiros para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. Além disso, Irajá também é responsável pela proposta do PL 5.228/2019, que busca facilitar a contratação de jovens em seu primeiro emprego, através de medidas que estimulem a empregabilidade nessa faixa etária.

Outro senador que está engajado em solucionar a questão do desemprego juvenil é Jorge Kajuru, do PSB-GO. Ele apresentou o projeto de lei PL 3.093/2023, que propõe a oferta de contratos de aprendizagem para adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A intenção é proporcionar oportunidades de formação profissional e inserção no mercado de trabalho para jovens em contextos desfavoráveis.

Essas iniciativas legislativas surgem como resposta à urgente necessidade de combater o alto índice de desemprego entre os jovens no Brasil. A expectativa é de que tais propostas possam contribuir para a redução desses números alarmantes e promover a inclusão social e econômica dos jovens no país. A sociedade aguarda ansiosamente por avanços concretos nessa área, visando garantir um futuro mais promissor para essa parcela da população.

Sair da versão mobile