SENADO FEDERAL – Debatedores divergem sobre novas formas de pagamento de pedágio no transporte rodoviário de cargas em reunião da Comissão de Infraestrutura.

Na manhã desta quinta-feira (23), a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal reuniu-se para debater sobre novas formas de pagamento de pedágio no transporte rodoviário de cargas. O representante da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, Paulo Afonso Lustosa, foi um dos participantes do debate e defendeu a utilização de meios como Pix, cartão e dinheiro em espécie para o pagamento do pedágio.

Durante a discussão, Alziro Motta, da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), expressou sua preocupação em relação à possibilidade de abertura para novas formas de pagamento. Motta argumentou que essa mudança poderia prejudicar a fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tornando mais difícil o controle e a regulação do setor.

O Projeto de Lei 2736/2021, que está em tramitação no Senado e trata justamente sobre o pagamento de pedágio no transporte rodoviário de cargas, conta com o senador Láercio Oliveira (PP-SE) como relator. A proposta deve passar pela análise e pela votação dos parlamentares, levando em consideração as diferentes opiniões e interesses envolvidos no debate.

A diversidade de opiniões e interesses presentes na discussão revela a complexidade do tema e a necessidade de um debate amplo e democrático para a tomada de decisões que impactarão o setor de transporte de cargas. A busca por soluções que garantam eficiência, segurança e transparência no pagamento de pedágio é essencial para o desenvolvimento dessa importante atividade econômica.

O acompanhamento dos desdobramentos desse debate e a análise das propostas apresentadas serão fundamentais para entender as possíveis mudanças e os impactos que poderão gerar no setor de transporte de cargas. A Comissão de Infraestrutura continua desempenhando seu papel de promover discussões e buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura do país.

Por Luiz Felipe Liazibra, sob supervisão de Marcela Diniz.

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