Os requerimentos de convocação foram apresentados por diversos parlamentares. A senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) argumenta que o depoimento é indispensável para a fase instrutória das investigações. Segundo ela, é necessário que o general esclareça seu envolvimento nos eventos relacionados à tentativa de golpe ocorrida em 8 de janeiro de 2023.
Os deputados Rubens Pereira Júnior (PT-MA) e Rogério Correia (PT-MG) também apresentaram um requerimento de convocação do ex-ministro do GSI. Eles citam uma investigação realizada pela Agência Pública, na qual foi revelado que o GSI, sob o comando de Augusto Heleno, recebeu diversas pessoas envolvidas nos atos, inclusive um dos golpistas presos após a invasão às sedes dos Três Poderes.
Outros parlamentares também apresentaram requerimentos para a convocação do general, incluindo senadores e deputados de diferentes partidos políticos.
O presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), afirmou que a reunião terá uma parte deliberativa, na qual será tentado um acordo para votar os requerimentos de convocação em bloco. Maia enfatizou que o requerimento de convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro não está na lista. O deputado reconheceu a dificuldade de ouvir todos os depoentes sugeridos pela base do governo e pela oposição, e ressaltou a necessidade de fazer uma seleção.
A senadora Eliziane Gama considera lamentável se a acareação proposta por ela entre Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid não for aprovada. Ela destacou que a decisão sobre a votação dos requerimentos é competência do presidente da comissão, mas ressaltou que a CPMI está atenta a novas denúncias e possibilidades de delação. Ela também mencionou a possibilidade da comissão pedir o indiciamento de pessoas que se recusem a comparecer aos depoimentos.
A reunião da CPMI será de extrema importância para o avanço das investigações sobre os eventos ocorridos no 8 de Janeiro. Os depoimentos do general Augusto Heleno e de outros possíveis convocados serão fundamentais para esclarecer os fatos e definir os próximos passos da comissão em busca da verdade. A CPMI também está atenta a qualquer nova informação ou denúncia que possa surgir durante o processo de investigação. Será uma oportunidade para os parlamentares ouvirem diferentes perspectivas e darem continuidade ao trabalho importantíssimo que estão realizando.