A participação de Lyra e Liberato de Mattos foi solicitada pelo relator da comissão, o senador Alessandro Vieira, do MDB de Sergipe, que acredita que os depoimentos dos convidados são essenciais para armar a CPI com informações técnicas e estratégicas. O senador enfatiza que essa oitiva permitirá à comissão aprofundar-se em temas cruciais, como as estratégias de inteligência que estão sendo aplicadas no combate ao crime organizado, as dificuldades operacionais que as forças de segurança enfrentam e os ostensivos obstáculos no combate à lavagem de dinheiro por esses grupos criminosos.
Presidida pelo senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, a CPI já ouviu outros representantes do governo, incluindo o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho. Além da governadora de Pernambuco, a comissão pretende convocar governadores de estados como Amapá, Bahia, Ceará, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, em uma tentativa de compilar um panorama geral sobre o crime organizado no país.
O entorno da sessão será interativo. Cidadãos interessados poderão enviar perguntas e comentários via telefone ou pelo Portal e-Cidadania do Senado, onde terão a oportunidade de interagir com os senadores e debatedores ao vivo. O Senado também oferece a possibilidade de declaração de participação, que pode ser utilizada como atividade complementar em cursos universitários. Além disso, o Portal e-Cidadania é uma plataforma onde os cidadãos podem opinar sobre propostas legislativas e sugerir novas leis, reafirmando assim a importância da participação popular no processo legislativo.
