Os parlamentares destacaram a importância dos profissionais do Samu, descrevendo o serviço prestado por eles como “valioso e indispensável”. Durante a pandemia de covid-19, as equipes do Samu tiveram um papel crucial, realizando um trabalho singular no enfrentamento da crise de saúde. A homenagem proposta pelos parlamentares é vista como uma forma justa de reconhecer o trabalho de qualidade realizado pelos profissionais que superam obstáculos diariamente para servir à população brasileira.
O histórico do Samu remonta ao primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo criado a partir do Decreto 5.055, de 27 de abril de 2004, assinado por Lula e pelo então ministro da Saúde, Humberto Costa. O Samu é parte integrante da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, operando como uma componente essencial na Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências.
Com mais de 80% da população brasileira sendo coberta pelo serviço, o Samu atua em quase 4 mil municípios, fornecendo atendimento pré-hospitalar móvel em casos de urgência de forma gratuita. Através do número 192, o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, facilitando o acesso da população a orientações e enviando equipes capacitadas em veículos especializados, acionadas pela Central de Regulação das Urgências.
Essa celebração no Congresso Nacional é uma oportunidade para reconhecer o importante trabalho desempenhado pelo Samu ao longo de duas décadas, salvando vidas e proporcionando assistência médica de qualidade para os brasileiros em momentos de emergência.




