Com o avanço das tecnologias e a crescente presença das redes sociais na vida cotidiana, torna-se cada vez mais urgente pensar em políticas que mantenham a integridade e os direitos da população mais jovem. O documento finalizado pelo Comitê Gestor propõe que as diretrizes a serem seguidas nos processos legislativos considerem tanto a proteção da privacidade e dos dados pessoais, quanto a promoção de um ambiente digital seguro e saudável para todos os usuários, especialmente as crianças e adolescentes que são mais vulneráveis às armadilhas e riscos da internet.
O projeto de lei de Vieira não só se alinha com essas diretrizes propostas pelo Comitê, mas também busca estabelecer mecanismos de fiscalização e punição para aqueles que não cumprirem as normas de proteção. A abordagem integrada que está sendo discutida no Senado visa não apenas a regulamentação, mas a educação digital, para que as crianças e adolescentes se tornem mais conscientes e críticos em relação ao uso das redes sociais.
A tramitação desse projeto no Congresso é um reflexo das demandas da sociedade por um espaço virtual mais seguro, onde as interações e a liberdade de expressão possam coexistir de forma responsável. Com esse cenário em mente, as iniciativas regulatórias ganham destaque, assumindo posição central nas discussões acerca do futuro das redes sociais no Brasil. A expectativa agora é que esse projeto e os princípios delineados pelo Comitê Gestor possam efetivamente contribuir para criar um ambiente digital mais seguro e equitativo para as novas gerações.