SENADO FEDERAL – Comissão Temporária em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador apresenta relatório e aprova novas atividades para os próximos meses.



Na manhã desta terça-feira (18), a Comissão Temporária em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador se reuniu para apresentar o relatório da primeira diligência realizada nos estados de Pernambuco e Ceará. O grupo, criado em dezembro do ano passado, tem como objetivo coordenar as atividades de celebração do bicentenário da revolta que ocorreu em 1824 no Nordeste, contra a monarquia de dom Pedro I em favor da implantação de um regime republicano.

A presidente da comissão, senadora Teresa Leitão (PT-PE), ressaltou a importância das visitas realizadas pela equipe de servidores do Senado Federal a diversas instituições em Fortaleza e Recife, todas com relevância para a temática da Confederação do Equador. Os encontros incluíram representantes de órgãos como a Secretaria de Cultura do Governo do Ceará, o Museu do Ceará e diversas universidades, tanto em Fortaleza quanto em Recife.

Durante a apresentação do relatório das atividades, feita pelo consultor legislativo do Senado Federal José Dantas Filho, foi discutido o contato com pesquisadores, o material disponível para a comissão e os produtos que serão elaborados, como um documentário audiovisual produzido pela TV Senado e uma exposição iconográfica. Além disso, foram aprovados requerimentos para continuar as atividades nos próximos meses, incluindo diligências externas, realização de audiências públicas e seminários, celebração de acordos de cooperação, contratação de profissionais especialistas e visitas técnicas.

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) elogiou os resultados obtidos até o momento, destacando a relevância histórica do trabalho realizado pela comissão. Os parlamentares aprovaram sete requerimentos, incluindo autorização para diligências externas, promoção de audiências públicas e seminários, celebração de acordos de cooperação e contratação de profissionais especialistas.

Dessa forma, a comissão segue seu trabalho em busca de resgatar e celebrar um importante episódio da história do país, reafirmando a importância da Confederação do Equador para a construção da identidade nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo