A presidente da comissão, senadora Teresa Leitão (PT-PE), ressaltou a importância das visitas realizadas pela equipe de servidores do Senado Federal a diversas instituições em Fortaleza e Recife, todas com relevância para a temática da Confederação do Equador. Os encontros incluíram representantes de órgãos como a Secretaria de Cultura do Governo do Ceará, o Museu do Ceará e diversas universidades, tanto em Fortaleza quanto em Recife.
Durante a apresentação do relatório das atividades, feita pelo consultor legislativo do Senado Federal José Dantas Filho, foi discutido o contato com pesquisadores, o material disponível para a comissão e os produtos que serão elaborados, como um documentário audiovisual produzido pela TV Senado e uma exposição iconográfica. Além disso, foram aprovados requerimentos para continuar as atividades nos próximos meses, incluindo diligências externas, realização de audiências públicas e seminários, celebração de acordos de cooperação, contratação de profissionais especialistas e visitas técnicas.
O senador Fernando Dueire (MDB-PE) elogiou os resultados obtidos até o momento, destacando a relevância histórica do trabalho realizado pela comissão. Os parlamentares aprovaram sete requerimentos, incluindo autorização para diligências externas, promoção de audiências públicas e seminários, celebração de acordos de cooperação e contratação de profissionais especialistas.
Dessa forma, a comissão segue seu trabalho em busca de resgatar e celebrar um importante episódio da história do país, reafirmando a importância da Confederação do Equador para a construção da identidade nacional.