SENADO FEDERAL – Comissão Mista discute impacto dos incêndios florestais nas emissões de gases de efeito estufa em audiência pública interativa.



A Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realiza uma audiência pública interativa nesta terça-feira (26), às 14h30, para discutir o impacto dos incêndios florestais nas emissões de gases de efeito estufa. O debate foi solicitado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e tem como objetivo abordar ações de combate e prevenção, além de possíveis reformas legislativas ou políticas para enfrentar esse desafio climático.

De acordo com o senador Alessandro Vieira, relator da comissão mista, as emissões per capita do Brasil continuam acima da média mundial. Em 2020, a média global de emissões per capita foi de 6,1 toneladas, enquanto no Brasil as emissões brutas per capita em 2022 foram de 11,4 toneladas, e as líquidas de 8,3 toneladas, ambas superiores à média global. O senador destaca a importância de discutir estratégias que alinhem os compromissos ambientais do Brasil com os desafios impostos pelos incêndios florestais.

A audiência contará com a presença de diversos especialistas e representantes de instituições nacionais e internacionais. Dentre os convidados estão Paulo Gonet Branco, procurador-geral da República (MPF); André Lima, secretário extraordinário do Ministério do Meio Ambiente; Paulo Moutinho, pesquisador sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia; Suely Araújo, coordenadora do Observatório do Clima; Izabella Teixeira, integrante do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente; Cristiane Mazzetti, coordenadora do Greenpeace Brasil; e Raul do Valle, diretor do WWF Brasil.

A participação do público nesse evento será interativa, permitindo que cidadãos enviem perguntas e comentários através do telefone da Ouvidoria do Senado ou do Portal e-Cidadania. As perguntas e comentários serão lidos e respondidos ao vivo pelos senadores e debatedores. O Senado também oferece uma declaração de participação, que pode ser utilizada como hora de atividade complementar em cursos universitários. O Portal e-Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo