SENADO FEDERAL – Comissão de Segurança Pública convoca Elon Musk para debater sobre “Twitter Files Brazil” em audiência pública.



Na tarde de terça-feira (9), a Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou a realização de uma audiência pública para debater a divulgação dos documentos conhecidos como “Twitter Files Brazil”. Entre os nomes incluídos no debate, está o do empresário americano Elon Musk, dono da rede social X, que acusou tribunais superiores brasileiros de abuso de poder. A discussão foi requerida pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e contará com a participação de representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) sugeriu que Elon Musk seja ouvido por videoconferência durante a audiência pública, juntamente com representantes de outras redes sociais como YouTube, Instagram e Facebook. Musk, nos últimos dias, acusou o STF de censura e ameaçou desrespeitar ordens judiciais do tribunal, o que levou o STF a incluí-lo em inquéritos relacionados a fake news e possível obstrução à justiça.

Além do debate envolvendo Elon Musk, a CSP também aprovou o projeto de resolução que cria o Grupo Parlamentar em Defesa da Segurança Pública e Políticas Públicas de Segurança, proposto pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES). Esse grupo, formado por senadores, terá a função de realizar audiências públicas, promover eventos e análises técnicas sobre questões de segurança pública.

Outros requerimentos aprovados incluem a oitiva do jornalista português Sérgio Miguel de Gomes Tavares, que teria sido detido pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo em fevereiro, e a realização de uma audiência pública para discutir um projeto de lei que regulamenta as atividades de bombeiros voluntários. Desta forma, o Senado prepara-se para abordar diversas questões relevantes no âmbito da segurança pública e legislativa, mantendo-se atento aos desdobramentos e novidades deste cenário.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo