SENADO FEDERAL – Comissão de Relações Exteriores agendará leituras de relatórios sobre indicações de embaixadores do Brasil na Venezuela, Guiana, Omã e Trinidad e Tobago.

Senadores se preparam para análise de indicações de embaixadores em países como Venezuela, Guiana, Omã e Trinidad e Tobago. As leituras de quatro relatórios sobre as indicações para os cargos de embaixadores do Brasil em quatro diferentes países estão previstas para terça-feira (12), na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do senado. Em seguida, o colegiado deve agendar as sabatinas dos indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, se aprovados, terão seus nomes apreciados ainda pelo Plenário.

O relator da indicação de Glivânia Maria de Oliveira para a Embaixada do Brasil na Venezuela, senador Chico Rodrigues (PSB-RR), destaca as pressões sobre a fronteira e a importância de uma representação ativa e competente do Brasil naquele país, em meio às disputas territoriais e à crise provocada pelo deslocamento de migrantes e refugiados venezuelanos em terras brasileiras. Rodrigues também levanta preocupações com relação à crise humanitária e aos ilícitos na fronteira Brasil-Venezuela.

Sobre a Guiana, a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) destaca a disputa territorial com a Venezuela e o impacto do comércio bilateral com o Brasil, especialmente em relação à produção de hidrocarbonetos. A senadora ressalta também o aumento das exportações brasileiras ao país e a importância das relações bilaterais entre os dois países.

Já as indicações para os cargos de embaixadores em Omã e Trinidad e Tobago são relatadas pelo senador Chico Rodrigues. Os indicados, Alfredo Cesar Martinho Leoni e Maria Elisa Teófilo de Luna, também têm longa trajetória diplomática e são destacados por suas experiências e qualificações para os cargos.

As análises e debates sobre as indicações visam garantir a representação eficiente e comprometida do Brasil nos países em questão, asegurando a defesa dos interesses nacionais e a manutenção de relações bilaterais sólidas. O processo ainda está em andamento e aguarda a aprovação dos senadores para que os nomes dos indicados sejam apreciados pelo Plenário.

Sair da versão mobile