A realização da audiência atende ao requerimento da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que é relatora do projeto. Damares argumenta que o Brasil enfrenta um desafio significativo no controle populacional de cães e gatos, cujo crescimento exponencial tem impactos negativos para o bem-estar animal, a fauna silvestre, o meio ambiente e a saúde pública.
A senadora ressalta que a sociedade tem passado por mudanças, resultando em novas demandas por direitos. Atualmente, há mais lares com animais de estimação do que com crianças de até 14 anos, e muitos tutores consideram esses animais como membros da família, o que requer políticas públicas e cuidados específicos.
Dentre os participantes confirmados para a audiência pública estão Edilene Dias Cerqueira, subsecretária de proteção animal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal; Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária; Vanessa Patrício, gerente da Diretoria de Vigilância Ambiental de Zoonoses da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal; e Valéria Sokal, diretora geral da Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal (ProAnima).
O debate promete ser enriquecedor, buscando soluções para os desafios enfrentados pela população de animais domésticos e de rua no Brasil, impactando diretamente a saúde pública e o bem-estar animal. A audiência pública é uma oportunidade para reunir especialistas e autoridades para discutir medidas eficazes e garantir a implementação da campanha Julho Dourado com sucesso.
