SENADO FEDERAL – Comissão de Meio Ambiente do Senado Agenda Leitura de Relatórios para Novas Indicações na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Brasileiro programou para a próxima terça-feira, dia 5, às 9h, a leitura de relatórios referentes a três indicações de novos diretores para a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O processo dará início a uma série de discussões que culminarão nas sabatinas dos indicados, agendadas para a semana seguinte, evento que promete atrair a atenção de diversos setores da sociedade.

Entre os indicados, destaca-se Larissa Oliveira Rêgo, proposta para ocupar a diretoria da ANA após a renúncia de Vitor Saback. A nomeação de Larissa foi feita através de uma mensagem formal ao Senado, enviada pelo presidente da República. Com uma trajetória marcada pela atuação no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Larissa atualmente dirige o Departamento de Irrigação da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica. Caso sua indicação seja aprovada, ela assumirá a vaga até 17 de julho de 2029. A relatoria a respeito dessa indicação ficará sob a responsabilidade da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Outra figura que pode assumir uma posição naANA é Cristiane Collet Battiston, indicada para ocupar o lugar que foi de Filipe de Mello Sampaio Cunha, cujo mandato termina em 15 de janeiro de 2025. Cristiane, que é analista de infraestrutura do governo federal, atualmente exercita suas atividades como secretária-adjunta de Recursos Hídricos na Casa Civil. Se aprovada, sua gestão se estenderá até 15 de janeiro de 2030, sob a relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS).

A última indicação é a de Leonardo Góes Silva, que poderá ocupar a vaga deixada por Maurício Abijaodi Lopes Vasconcellos até 15 de janeiro de 2029. Leonardo tem uma carreira consolidada como perito do Incra, já tendo sido presidente da instituição. No momento, ele lidera a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que opera sob a regulação da ANA. O senador Eduardo Gomes (PL-TO) ficará encarregado da relatoria dessa indicação.

Vale destacar que todas essas indicações ainda necessitam da aprovação do Plenário do Senado para se tornarem efetivas. A ANA, autarquia federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, desempenha um papel crucial na gestão dos recursos hídricos do país, e a composição de sua diretoria é vital para o avanço das políticas relacionadas ao saneamento básico e conservação hídrica no Brasil. A diretoria da ANA é formada por um diretor-presidente e quatro diretores, todos indicados pelo presidente da República, com mandatos que se estendem por quatro anos.

Sair da versão mobile