A iniciativa de investigar a situação da BR-364 foi impulsionada por um requerimento do senador Marcos Rogério. Ele destacou a importância da rodovia como um corredor logístico vital para a circulação de produtos agrícolas e pessoas entre estados do Centro-Oeste e Norte do Brasil, incluindo Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Contudo, o senador ressaltou que a concessão enfrenta diversos entraves, como problemas estruturais, contratuais e operacionais que demandam uma intervenção urgente por parte dos órgãos de controle e da população.
Entre os principais desafios citados estão a falta de atratividade para investidores, atribuída ao fluxo reduzido de veículos em determinados trechos e os altos custos de manutenção. Isso tem gerado insatisfação entre os usuários devido às tarifas de pedágio elevadas que, segundo a população local, comprometem a viabilidade econômica do projeto.
O senador Jaime Bagattoli também se manifestou, afirmando que, além de envolver a comunidade afetada, convidou o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão, a participar das diligências. Ele enfatizou a importância da transparência nesse processo, ao solicitar que o Tribunal de Contas da União (TCU) acompanhe, por meio de auditorias, todo o trâmite e a implementação da concessão da BR-364.
Essas ações demonstram o compromisso dos senadores em entender de forma mais aprofundada os desafios enfrentados na concessão dessa rodovia, além de garantir que a população tenha voz ativa nas questões que impactam diretamente sua qualidade de vida e o desenvolvimento regional.