Segundo a ANTT, dos 29 mil quilômetros da malha ferroviária do Brasil, apenas 11 mil estão em pleno funcionamento. Este cenário evidencia a falta de infraestrutura e manutenção adequada das ferrovias no país. Diante desse cenário preocupante, a senadora Rosana Martinelli (PL-MT) foi a responsável por solicitar o debate na Comissão de Infraestrutura, com o objetivo de discutir medidas que possam impulsionar o transporte ferroviário e aumentar sua participação na matriz de transporte brasileira.
Durante a audiência, a senadora Martinelli destacou a importância de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo transporte ferroviário, bem como a necessidade de aprimorar o ambiente regulatório do setor. Ela ressaltou que é fundamental criar condições favoráveis para atrair mais investimentos privados para o setor ferroviário, de forma a modernizar a infraestrutura existente e expandir a malha ferroviária do país.
A ampliação do transporte ferroviário no Brasil não só contribuirá para a redução dos custos logísticos e a melhoria da eficiência no transporte de cargas, mas também trará benefícios ambientais, ao diminuir a dependência das rodovias e reduzir as emissões de gases poluentes. Portanto, é fundamental que o governo e o setor privado trabalhem juntos para promover o desenvolvimento do transporte ferroviário no país.






