SENADO FEDERAL – Comissão de Infraestrutura Aprova Projeto para Usinas Hidrelétricas em Terras Indígenas de Santa Catarina, com Estudo de Impacto Ambiental Obrigatório.

Na última quarta-feira, dia 10, a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal aprovou um projeto que permite a construção de usinas hidrelétricas ao longo do Rio Irani, dentro das terras indígenas Toldo Chimbangue I e II, localizadas em Santa Catarina. Essa decisão é uma etapa importante no processo legislativo, pois o projeto agora segue para análise no Plenário do Senado, onde poderá ser debatido e, eventualmente, aprovado em nível mais amplo.

O relatório, elaborado pelo senador Jorge Seif (PL-SC), fundamenta a proposta apresentada pelo ex-senador e atual governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. Seif argumenta que a construção das usinas é uma oportunidade para promover o desenvolvimento social e econômico da região, além de ampliar a segurança energética do estado. Em seu relatório, ele ressalta que a autorização para a implantação destes empreendimentos hidrelétricos representa uma solução que busca equilibrar as necessidades de desenvolvimento, a sustentabilidade ambiental e o respeito aos direitos dos povos indígenas locais.

Um ponto central do projeto é a exigência de estudos prévias e detalhados sobre os impactos ambientais da construção das usinas. De acordo com o texto, tais estudos devem avaliar alternativas e as consequências potenciais para o meio ambiente, além de incluir análises antropológicas sobre as comunidades indígenas que serão afetadas pelas obras. Essa determinação visa garantir que os direitos e as culturas dos povos indígenas sejam considerados, minimizando os impactos negativos de construções dessa magnitude.

Embora o relator reconheça a falta de uma legislação nacional específica para este tipo de empreendimentos, ele aponta que a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) pode ser utilizada como base legal. Esta convenção, que trata dos direitos dos povos indígenas, já foi incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro por meio do Decreto Legislativo 143, de 2002.

A aprovação deste projeto na Comissão de Infraestrutura destaca um momento delicado nas relações entre desenvolvimento econômico e preservação dos direitos indígenas, refletindo as tensões que permeiam essas discussões no Brasil contemporâneo. Assim, a continuidade desse diálogo será crucial para definir os rumos das políticas de infraestrutura em áreas sensíveis.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo