SENADO FEDERAL – Comissão de Infraestrutura aprova projeto de criação da Frente Parlamentar das Ferrovias Autorizadas para fortalecer setor ferroviário nacional.



A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou na terça-feira (10) o projeto de resolução PRS 41/2024, de autoria do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), que cria a Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas (Frenfer). O parecer favorável foi apresentado pelo senador Lucas Barreto (PSD-AP) e lido na reunião pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), seguindo agora para a Comissão Diretora da Casa.

A proposta da Frenfer é promover o debate, a formulação e o desenvolvimento de ações legislativas e institucionais para fortalecer o setor ferroviário nacional, a malha ferroviária e a implantação de ferrovias autorizadas. A intenção é aprimorar a legislação existente, especialmente a Lei 14.273, de 2021, e suas regulamentações.

Para o senador Zequinha Marinho, as ferrovias privadas autorizadas pelo poder público terão um papel fundamental na expansão da rede nacional. Ele ressalta que a frente parlamentar oferecerá um espaço específico para o aprimoramento da legislação e discussão de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dessas ferrovias.

Inicialmente, a Frenfer contará com a participação de senadores e deputados que assinarem a ata de instalação, podendo posteriormente receber adesões de outros membros do Congresso Nacional. A frente será regida por um regulamento interno ou, na ausência deste, a maioria absoluta dos membros determinará suas diretrizes.

O senador Lucas Barreto destaca que a frente parlamentar será um canal importante para identificar melhorias necessárias na legislação vigente e para apoiar políticas públicas destinadas ao desenvolvimento do setor ferroviário. A intenção é criar um fórum político de debate contínuo e transparente sobre políticas públicas e ações do governo relacionadas às ferrovias.

A criação da Frenfer representa um passo significativo para o fortalecimento do modal ferroviário no país, com potencial para gerar empregos, promover uma distribuição mais justa de renda, implementar a descarbonização e melhorar a qualidade de vida da população. A frente parlamentar surge como um mecanismo essencial para garantir a evolução e a modernização do setor ferroviário brasileiro.

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