O autor do projeto é o senador Carlos Portinho (PL-RJ), que também é relator do mesmo. O requerimento para a audiência foi aprovado pela CEsp durante a reunião desta quarta-feira (20). Diversos convidados já foram selecionados para participar do evento, como o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, e representantes do Ministério do Esporte e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, os árbitros envolvidos na polêmica partida entre Corinthians e Grêmio, ocorrida no último dia 18, também serão convidados.
Vale ressaltar que todos os árbitros que atuaram no jogo foram temporariamente afastados pela CBF, pois a entidade está analisando se houve erro ao não marcarem um pênalti para o Grêmio nos minutos finais da partida. As câmeras registraram a imagem de um jogador desviando a bola com a mão, mas o árbitro de campo, Wilton Sampaio, foi acionado pelo VAR e optou por não marcar a penalidade máxima.
Além de Sampaio, os árbitros de vídeo que participaram da partida entre Corinthians e Grêmio também devem ser convocados para a audiência. São eles Emerson Ferreira, Johnny Barros de Oliveira e Michel Patrick Guimarães. O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, também será convidado.
O PL 5.926/2019, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), estabelece a obrigatoriedade de disponibilização dos vídeos e áudios da comunicação entre os árbitros e os árbitros assistentes de vídeo para todos os veículos de comunicação que transmitirem jogos ao vivo.
Essa audiência pública promete ser um importante ponto de discussão sobre a transparência e aperfeiçoamento do sistema de arbitragem no futebol brasileiro. Espera-se que o debate conduza a uma melhor compreensão dos desafios enfrentados pelos árbitros e auxilie na busca por soluções que garantam mais justiça e imparcialidade nas partidas. A transparência é um item fundamental para o desenvolvimento do esporte e para a construção de uma imagem positiva do futebol brasileiro. Aguardemos, portanto, a definição da data da audiência para acompanharmos esse debate crucial.