SENADO FEDERAL – Comissão de Esporte realiza audiência pública para debater Dia Internacional da Síndrome de Down e campanha contra estereótipos e capacitismo.

A Comissão de Esporte (CEsp) aprovou, sob a presidência do senador Romário (PL-RJ), um requerimento para a realização de uma audiência pública com o objetivo de debater e conscientizar sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down e a campanha “Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro está agendado para o dia 21 de março, às 9h.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março, em referência aos três cromossomos presentes no par 21, que caracterizam essa condição genética. Essa data foi escolhida após uma proposta do Brasil ser aprovada por consenso pela Assembleia Geral da ONU em 2011. Segundo Romário, essa audiência pública tem como objetivo ampliar o conhecimento e a conscientização sobre a Síndrome de Down e combater estereótipos e preconceitos.

Diversos convidados especiais participarão da audiência, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antonio Dias Toffoli, o músico Gabriel Cheib, a professora de educação física, pilates e dança Priscila Mesquita de Almeida, a diretora de Comunicação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Melina Sales, e a advogada Ana Figueiredo. Além deles, também estarão presentes representantes da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, o intérprete de Libras Gabriel Camargo, e membros da iniciativa Expedição 21 e da equipe do filme “Cócegas”, entre outros.

Essa audiência pública promete trazer informações importantes e promover um debate necessário sobre a Síndrome de Down e a luta contra o capacitismo. É uma oportunidade única para ampliar a conscientização e esclarecer dúvidas sobre essa condição genética. A iniciativa do senador Romário e da Comissão de Esporte é louvável e demonstra a importância de discutir temas relevantes para a sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo