SENADO FEDERAL – Comissão de Educação debate atualizações no Plano Nacional de Educação em audiência pública na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados encerrou o ciclo de debates sobre o novo Plano Nacional de Educação (PL 2.614/2024) com uma audiência pública que trouxe à tona diversas questões importantes para a área educacional. Representantes de entidades ligadas à formação dos profissionais da educação e ao material escolar aproveitaram a oportunidade para expor suas preocupações e sugestões em relação ao projeto em análise.

Suzane da Rocha Gonçalves, da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), fez uma crítica ao PL, destacando que o mesmo não contempla todos os profissionais do ensino superior. Segundo ela, é fundamental que a proposta leve em consideração a diversidade de atuações e necessidades presentes nesse segmento, de forma a garantir uma implementação eficaz do plano.

Por sua vez, Letícia Jacintho, representante da Associação de Olho no Material Escolar, ressaltou a importância de assegurar as condições necessárias para que os alunos possam desenvolver satisfatoriamente as habilidades correspondentes a cada etapa de sua trajetória educacional. Para ela, é essencial que o novo Plano Nacional de Educação leve em consideração não apenas o aspecto pedagógico, mas também a infraestrutura e os recursos disponíveis nas escolas.

A audiência pública promovida pela Comissão de Educação foi um importante espaço para o debate e a reflexão sobre as políticas educacionais do país. A diversidade de opiniões e perspectivas apresentadas pelos participantes demonstra a complexidade e a relevância do tema, reforçando a necessidade de um diálogo amplo e democrático para a construção de um sistema educacional mais inclusivo e eficiente.

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