A relatora do projeto, senadora Professora Dorinha Seabra, destacou a importância da medida para o fortalecimento do compromisso com a redução das desigualdades e a promoção da inclusão social. Segundo a parlamentar, o PL 3.118/2024 representa um avanço significativo no campo da educação, garantindo que mais estudantes tenham acesso a assistência financeira para continuar seus estudos.
Para que o projeto se torne lei, será necessário que passe por uma votação em turno suplementar na Comissão de Educação e, em seguida, seja encaminhado para análise na Câmara dos Deputados. A expectativa é de que a proposta seja bem recebida pelos deputados federais, considerando os benefícios que pode trazer para a área da educação e para os estudantes beneficiados pelo Pnaes.
Caso seja aprovado também pela Câmara, o PL 3.118/2024 representará um passo importante na garantia do acesso à educação para todos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O debate em torno do repasse de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a educação e a saúde continua em destaque no cenário político nacional, evidenciando a importância do tema para o desenvolvimento do país.