SENADO FEDERAL – Comissão de Educação analisa projeto para permitir doações a escolas públicas. Transporte e alimentação para escolas também em pauta. Audiência pública sobre aplicação de concurso nacional.



Nesta terça-feira (12), a Comissão de Educação (CE) do Senado irá se reunir às 10h para discutir diversos assuntos de grande relevância para a educação no país. Um dos principais itens da pauta é o projeto de lei (PL 5.193/2019) que propõe autorizar escolas públicas a receberem doações de pessoas físicas e jurídicas.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) é o relator do projeto e apresentou um parecer favorável à proposta, rejeitando uma emenda do senador Alessandro Vieira (MDB-SE). De acordo com Girão, a medida tem o objetivo de estimular a prática de doações para as instituições de ensino, incluindo doações monetárias, visando o desenvolvimento dos estabelecimentos de ensino infantil, fundamental e médio.

O projeto, que já foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em junho de 2023, segue agora para a análise da CE em caráter terminativo. Isso significa que, se for aprovado, seguirá para apreciação na Câmara dos Deputados, a menos que haja recursos para votação no Plenário do Senado.

Além disso, na mesma reunião, a CE irá discutir o PL 3.096/2024, que visa incluir as escolas profissionalizantes federais no Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar e no Programa Nacional de Alimentação Escolar. O projeto também conta com relatório favorável do senador Flávio Arns (PSB-PR) e foi aprovado na CAE em outubro.

Outro tema que será abordado na reunião da CE é o substitutivo apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) ao PL 778/2019, que trata do acesso de estudantes vinculados à agricultura familiar, urbana e periurbana aos cursos dos institutos federais.

Ainda está prevista a apreciação de um requerimento do senador Girão para a realização de uma audiência pública sobre a aplicação do Concurso Nacional Unificado, que tem gerado polêmica devido a denúncias de irregularidades na correção das provas.

A reunião da CE será realizada na sala 15 da ala Alexandre Costa e promete trazer debates importantes para a área da educação no país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo