SENADO FEDERAL – Comissão de Educação analisa inclusão da cultura oceânica nos currículos escolares do ensino fundamental e médio, propõe senadora.

A cultura oceânica pode ganhar destaque nos currículos do ensino fundamental e do ensino médio, se for aprovada a proposta da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) pela Comissão de Educação. O Projeto de Lei 5.160, de 2023, está em pauta para ser analisado e discutido ao longo deste ano.

No ano anterior, a proposta já havia sido aprovada pela Comissão de Meio Ambiente (CMA), contando ainda com uma emenda que sugeriu a inclusão da Amazônia Azul como um dos temas a serem abordados. A relatora desta iniciativa, a senadora Teresa Leitão (PT-PE), ressaltou a importância de se dedicar mais atenção aos oceanos, que ocupam a maior parte do planeta, mas que muitas vezes não recebem o devido destaque nos livros didáticos.

Com a possibilidade de introduzir a cultura oceânica na grade curricular das escolas, os estudantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a importância dos oceanos para o meio ambiente e para a vida humana. Além disso, a inclusão desses conteúdos pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação dos ecossistemas marinhos.

A senadora Zenaide Maia defende que a educação ambiental é fundamental para que as futuras gerações possam compreender e valorizar a diversidade dos oceanos, bem como os desafios enfrentados pela vida marinha devido às atividades humanas. A proposta busca, portanto, promover uma maior conexão dos alunos com a natureza e incentivar atitudes mais sustentáveis em relação ao ambiente marinho.

Diante desse cenário, a discussão sobre a inclusão da cultura oceânica nos currículos escolares se torna relevante e necessária para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a preservação dos recursos naturais. A expectativa é de que o tema seja debatido de forma ampla e democrática, visando o enriquecimento da educação e a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.

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