SENADO FEDERAL – Comissão de Defesa da Democracia promove audiência pública para debater impactos da extrema-direita na política sul-americana



A Comissão de Defesa da Democracia (CDD) promoverá uma audiência pública na quarta-feira (27) para discutir os impactos políticos do apoio e da rejeição à extrema-direita no Brasil, Chile e Argentina. A iniciativa partiu da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), presidente da comissão, e tem como objetivo analisar os desdobramentos políticos relacionados ao crescimento ou à rejeição de movimentos de extrema-direita nos três países sul-americanos.

O encontro, que terá início às 14h, é inspirado no relatório “Apoio e Rejeição à Ultradireita”, elaborado por cientistas políticos do Brasil e do Chile. A intenção é examinar as características desses movimentos e suas implicações nas nações estudadas, bem como promover o intercâmbio de práticas e políticas que fortaleçam a proteção dos direitos humanos e das instituições democráticas na região.

Para enriquecer o debate, a senadora Eliziane convidou dois dos coautores do relatório, Talita Tanscheit, do Brasil, e Cristóbal Rovira Kaltwasser, do Chile. Além deles, também foram convidados Rogério Sottili, diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog, e Jan Souverein, representante da Fundação Friedrich Ebert no Brasil.

O evento será interativo e os cidadãos poderão participar enviando perguntas e comentários através do telefone da Ouvidoria do Senado ou pelo Portal e-Cidadania. As contribuições dos cidadãos serão lidas e respondidas pelos senadores e debatedores durante a audiência, que oferece uma declaração de participação válida como hora de atividade complementar em cursos universitários.

Essa será uma oportunidade importante para refletir sobre os desafios políticos enfrentados diante do avanço ou recuo dos movimentos de extrema-direita nos países mencionados, e para buscar caminhos que fortaleçam os princípios democráticos e os direitos humanos na região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo