Durante a apresentação do projeto, Eliziane Gama destacou a importância de instituir um dia nacional dedicado à defesa da democracia no Brasil, fazendo menção ao jornalista Vladimir Herzog, morto sob tortura pelo regime militar em 25 de outubro de 1975. Segundo a senadora, a criação dessa data está de acordo com a Lei 12.345, de 2010, que exige consultas públicas para a definição de datas comemorativas de alta significação.
Além disso, o projeto foi inspirado no relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CMPI) dos Atos de 8 de Janeiro de 2023, onde a sugestão do Dia Nacional de Defesa da Democracia foi aprovada por ampla maioria. Eliziane Gama, que foi relatora da CMPI, ressaltou que os requisitos para a criação da data foram atendidos.
Outra pauta discutida na reunião foi o Projeto de Lei 745/2022, que propõe o uso de tecnologia de reconhecimento facial para auxiliar na identificação e localização de pessoas desaparecidas. O projeto, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), recebeu parecer favorável do senador Magno Malta (PL-ES).
Por fim, a Comissão também analisou o PL 4.088/2023, que propõe a inclusão da educação política e dos direitos da cidadania como disciplina obrigatória na educação básica. A matéria, apresentada pela deputada Renata Abreu (Podemos-SP), teve voto favorável da relatora, senadora Teresa Leitão (PT-PE), e será apreciada pela Comissão de Educação e Cultura (CE).
Esses temas foram debatidos durante a reunião da Comissão de Defesa da Democracia, demonstrando a importância do debate sobre democracia, direitos civis e conscientização política no país.





