SENADO FEDERAL – Comissão de Ciência e Tecnologia vota projeto que cria Dia Nacional do Biofísico em homenagem a Carlos Chagas Filho.



A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) estará em destaque nesta quarta-feira (5) com a possível votação do projeto de lei que propõe a criação do Dia Nacional do Biofísico. A proposta, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), tem como objetivo homenagear o cientista Carlos Chagas Filho, nascido em 12 de setembro de 1910, e ressaltar a importância da biofísica no Brasil.

O colegiado, que se reunirá a partir das 11h, analisará o PL 138/2024, que recebeu parecer favorável do relator, senador Fernando Dueire (MDB-PE). Caso aprovado na CCT, o projeto seguirá para apreciação na Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em Plenário.

Segundo o autor da proposta, a data comemorativa serve para reconhecer as contribuições dos profissionais da biofísica e destacar a importância dessa área no avanço da medicina, farmacologia, biotecnologia e iniciativas ambientais. A biofísica, por sua natureza interdisciplinar, utiliza métodos e conceitos da física para desvendar os mistérios da biologia, desde a estrutura molecular até a complexidade dos organismos e ecossistemas.

Carlos Chagas Filho, escolhido para a homenagem, foi o fundador do Instituto de Biofísica em 1945, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Marcos Pontes destaca que Chagas Filho é uma figura proeminente na ciência brasileira e no cenário mundial da biofísica, tendo impactado áreas cruciais como saúde, medicina, agricultura sustentável e sustentabilidade ambiental.

Além da votação do projeto do Dia Nacional do Biofísico, a pauta da comissão também inclui um requerimento do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) para a realização de uma audiência pública sobre medidas de segurança em instalações de estações de recarga para veículos elétricos. Com o aumento das vendas desses veículos, Cunha ressalta a necessidade de regras padronizadas que garantam a viabilidade técnica e econômica da expansão da infraestrutura de recarga elétrica.

O objetivo da audiência é debater as medidas de segurança recomendadas pelo Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo para a instalação e funcionamento de pontos de recarga para veículos elétricos. Especialistas, representantes do setor automotivo e empresas de energia estão entre os convidados para participar do debate e contribuir com insights sobre a adequação das normas de segurança.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo