SENADO FEDERAL – Comissão aprova expansão da atuação da Codevasf para a bacia do Rio Taquari, no Pantanal, e realiza audiência sobre reforma tributária.

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou nesta terça-feira (12) um projeto que impactará diretamente a região da bacia do Rio Taquari, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A proposta, de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), foi aprovada com parecer favorável da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) e agora segue para a Câmara dos Deputados para apreciação.

O projeto, que altera a Lei 6.088, de 1974, visa expandir a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para incluir a bacia do Rio Taquari. A Codevasf é responsável por executar projetos que visam a proteção do meio ambiente, o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

A Bacia Hidrográfica do Rio Taquari, que faz parte da Bacia do Alto Paraguai, tem uma grande importância para o Pantanal. No entanto, nos últimos anos, tem enfrentado sérios problemas de assoreamento, o que tem impactado a navegabilidade do rio, a biodiversidade aquática e a qualidade de vida dos moradores locais.

A senadora Soraya justificou o projeto afirmando que a inclusão da bacia do Rio Taquari na área de atuação da Codevasf possibilitará a realização de ações de revitalização e desenvolvimento territorial na região, além de permitir o uso racional dos recursos naturais.

Além disso, a CDR aprovou um requerimento do senador Laércio Oliveira (PP-SE) para a realização de uma audiência pública sobre o Fundo de Compensação de Benefícios Fiscais, criado pela reforma tributária, e o novo modelo de desenvolvimento regional. Diversos especialistas e representantes de entidades ligadas ao tema foram convidados para participar da audiência e contribuir com o debate.

Com todas essas medidas, o objetivo é promover o desenvolvimento sustentável da região, garantindo a preservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais. Espera-se que essas iniciativas tragam benefícios significativos para toda a população envolvida.

Sair da versão mobile