SENADO FEDERAL – Comissão aprova criação de semana nacional de prevenção a acidentes infantis após 1.600 mortes em dois anos no Brasil

A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado aprovou recentemente um projeto de lei que estabelece uma semana nacional de prevenção a acidentes com crianças, a ser comemorada em junho. A iniciativa, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança infantil, tem como relatora a senadora Ivete da Silveira, do MDB de Santa Catarina.

Durante a apresentação do projeto, a senadora enfatizou que cerca de 90% dos acidentes envolvendo crianças são passíveis de prevenção por meio de medidas adequadas. Essa afirmação destaca a relevância de ações educativas que podem salvar vidas e evitar tragédias. A necessidade de um projeto como este é mais urgente do que nunca, visto que, entre os anos de 2020 e 2021, mais de 1.600 crianças perderam a vida em acidentes domésticos no Brasil. Esses dados alarmantes evidenciam a realidade preocupante que muitas famílias enfrentam diariamente.

Com a criação de uma semana dedicada a esta temática, o objetivo é promover campanhas de conscientização, palestras e atividades que reúnam famílias, educadores e profissionais da saúde, abordando temas como segurança no lar, cuidados na utilização de eletrodomésticos, prevenção de quedas, entre outros. A esperança é que essa semana de ações preventivas não apenas informe, mas também mude comportamentos, contribuindo para uma cultura de segurança que proteja as crianças.

O projeto agora segue para análise do Plenário do Senado, onde será discutido por todos os senadores, com expectativa de que receba aprovação integral. A criação dessa semana nacional representa um passo significativo na valorização da vida das crianças e na promoção de um ambiente mais seguro para o desenvolvimento infantil. A esfera pública está atenta às discussões sobre segurança e proteção nas residências, e a expectativa é de que, com a mobilização e sensibilização da sociedade, esses números possam ser drasticamente reduzidos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo