O senador Jaime Bagattoli (PL-RO), relator das emendas à LDO no colegiado, foi o responsável por escolher as sugestões apresentadas. Ele optou por ações mais abrangentes e que contavam com o apoio do maior número de parlamentares. No total, foram apresentadas 63 propostas de emenda ao Anexo de Metas, sendo possível para cada comissão permanente apresentar no máximo três emendas, sem limite para emendas de texto.
Bagattoli explicou que a seleção das propostas de emenda buscou ponderar sua importância relativa e a amplitude de seu alcance, com a intenção de beneficiar diferentes instituições e atender o maior número de senadores apresentantes de sugestões.
Em relação às emendas aprovadas, a ação orçamentária de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias para a Agropecuária conta com a autoria de diversos senadores, incluindo Jaime Bagattoli, Alan Rick, Esperidião Amin, Eliziane Gama, Fernando Farias, Izalci Lucas, Jussara Lima e Luis Carlos Heinze. Já a Assistência Técnica e Extensão Rural teve a autoria exclusiva de Jaime Bagattoli, enquanto o Fomento ao Setor Agropecuário contou com a contribuição de Alan Rick, Chico Rodrigues, Eliziane Gama, Fernando Farias, Jussara Lima e Jaime Bagattoli.
A aprovação das emendas pela CRA sinaliza a importância dada pelo colegiado a ações voltadas para o desenvolvimento do setor agropecuário, demonstrando a preocupação com o fomento e a assistência técnica e extensão rural. Agora, as propostas serão apreciadas pela Comissão Mista de Orçamento, onde serão discutidas e poderão sofrer alterações antes da sua inclusão na LDO de 2024.