Em suas palavras, Pacheco ressaltou que a CNT nasceu com o propósito de unificar as vozes do setor de transportadores e servir como elo com os poderes públicos constituídos. Desde então, a confederação se tornou uma interlocutora fundamental junto aos três Poderes da República, articulando avanços regulatórios, operacionais e de investimentos em todos os modais de transportes.
A sessão solene foi solicitada pelos senadores Laércio Oliveira (PP-SE) e Wellington Fagundes (PL-MT) e pelo deputado federal Zé Trovão (PL-SC), e contou com a participação de autoridades e representantes do setor de transportes. A CNT atualmente concentra uma rede composta por 29 federações, 5 sindicatos nacionais e 22 entidades de transporte associadas, representando mais de 165 mil empresas e 2,6 milhões de empregos diretos.
O presidente da CNT, Vander Costa, enfatizou que o setor de transportes é a “espinha dorsal” da economia brasileira e que a confederação tem trabalhado incansavelmente ao longo dessas sete décadas para fortalecer o transporte no país.
Durante a cerimônia, o ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou a importância do transporte para o desenvolvimento do Brasil, ressaltando que o país ocupa uma grande extensão territorial na América do Sul e que os transportes desempenham um papel crucial na vida e no desenvolvimento da população.
A senadora Rosana Martinelli (PL-MT) também fez coro aos elogios ao setor de transportes, destacando sua importância para a expansão da capacidade produtiva e para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Além disso, a CNT prestou uma homenagem ao Senado Federal pelos seus 200 anos de existência, simbolizando o reconhecimento da contribuição do Senado para o país ao longo de sua história bicentenária.
Em suma, a sessão solene em comemoração aos 70 anos da Confederação Nacional dos Transportes foi marcada por discursos que ressaltaram a relevância do setor de transportes para o Brasil e reconheceram o papel fundamental desempenhado pela CNT ao longo de sua história.